05 – Samba da estrada , por guga_bruno

Obviamente , a placa usada no Tema 05 estava errada , mas atrasos , superfaturamentos e situações ridículas e absurdas já viraram rotina nas obras públicas do país , por isso um prazo de 1000 anos não surpreenderia . Fiquei pensando no que poderia extrair disso , sem cair no lugar comum . Principalmente porque na outra temporada do site ( 2009 ) já tinha feito uma música criticando algumas características do Brasil(eiro) ( tema 13 ) , queria renovar .

Então , aproveitando a impressão de que as coisas podem mudar , resolvi falar sobre/com otimismo , e nada como um samba-enredo para trabalhar essa ideia . Um dos elementos característicos do estilo é sua variação de tonalidade , entre menor ( mais triste , denso ) e maior ( alegre , leve ) , e foi muito útil pra pintar um quadro desanimador e depois contrastar com uma visão mais otimista . Parti de duas frases : “achei que levaria mil anos” , imaginando quase um grito de guerra em “mil anos” e a Sapucaí inteira cantando junto ; e “nenhuma empresa que construiu” , como um refrão apoteótico , lavando a alma . Delírios … enfim : Gonzaguinha , Aquarela brasileira ( Império Serrano 1964 ) , Mangueira 1986 , um pouco de alguma sonata de Beethoven e uma pitada de Tom Zé , à medida que fui avançando na música , fui reconhecendo algumas dessas referências . Detalhe para o puxador com nariz entupido .

Pra concluir , a letra que terminaria no refrão foi acrescentada de mais uma estrofe , com a última frase virando um meio-refrão , achei que seria pertinente evitar o oba-oba .

—-

Samba da estrada

Achei que levaria mais de MIL ANOS
para concluir esse projeto
porque em obra tudo sempre segue certo
e mesmo assim tudo consegue desandar

Sem falar
do atraso esse nosso desafeto
que insiste em se manter por perto
é sempre assim
como isso vai mudar ?

Se lembrar
o alicerce não tem nada de concreto
o interesse não se mostra por completo
no compromisso
coletivo e popular

Mas eis que surge uma notícia surpreendente
essa obra ficou pronta de repente
muito antes do seu prazo terminar
talvez lhe falte uma mão de tinta
é muito pouco para atrapalhar
talvez ainda falte um parafuso pra apertar
não tem problema
já que está tudo em seu lugar

Nenhuma empresa que construiu
é o povo asfaltando sua estrada
que aproxima norte e sul do meu Brasil

Agora então
ter cuidado não vai ser em vão
para não perder o seu sentido
para não mudar a direção
para não andar na contramão da própria história