15 – Euclidiana , por Gabriel Menezes

O pintor russo Wassily Kandinsky foi o introdutor da abstração no campo das artes visuais. Em seu retorno para a Russia, por conta da I Guerra Mundial, Kandinsky passa a ter contato com o trabalho de vários artistas da avant-garde russa, como Liubov Popova, e sua linguagem artística sofre justamente a influência desse contato: a ênfase nas formas geométricas, tais como a sobreposição de superfícies planas, mas sem esquecer o conteúdo expressivo, sua principal marca. Um entusiasta da nova música de então, Kandinsky cita ideais artísticos do compositor Arnold Schoenberg em seu tratado “Do espiritual na arte ” quando considera as motivações criativas comuns a diferentes formas de arte.

As propostas de ambos são semelhantes em vários aspectos.

A pequena obra musical que segue foi inspirada no quadro “No Quadrado Negro” do pintor russo, e foi composta para um trio (piano, violino e fagote). É uma música estruturada sobre a técnica de composição serial, inventada por Schoenberg no início do século XX (aliás, por volta da mesma época que o quadro foi finalizado). Temos três seções principais nessa obra; a primeira delas, num andamento ligeiro, compreende uma série que nos 15 primeiros compassos encontra-se dividida entre o fagote e o violino. O cluster do piano sinaliza o fim dessa primeira seção e o começo de outra, mais lenta, e baseada em outra série. Nessa seção é possível perceber o piano estático e quase paisagístico, numa textura acordal, como que fazendo um plano onde violino e fagote “pintam” as várias formas geométricas encontradas no quadro de Kandinsky: é possível escutar vários trechos melódicos formando triângulos, quadrados e/ou semicírculos em ambos os instrumentos. A seção final, “vivace”, caracteriza-se por um rápido crescendo com uma tensão que nunca se resolve, aproveitando material melódico das séries das seções anteriores, misturadas e espalhadas pelos três instrumentos. É uma seção bastante enérgica e cheia de cromatismos, em clara referência ao estilo expressivo do mestre russo.