Dicas de composição

Por curiosidade , resolvi jogar no google “dicas de composição” e ver o que aparecia . Achei alguns sites e vou colocar as informações aqui aos poucos . Não é regra , claro , mas tem coisas bem interessantes .

1 – Busque uma inspiração: Caso nenhuma idéia interessante esteja vindo a sua cabeça, escute as suas canções favoritas e procure encontrar nelas oselementos que fazem com que elas sejam suas preferidas (um refrão diferenciado, uma melodia que se destaca, etc). Reflita sobre o tema que está sendo tratado na música, repare na velocidade dela e também no clima que ela transmite (algo feliz ou triste). A frase que diz que a produção musical é composta de 5% de inspiração e 95% de transpiração é verdadeira, mas pelo menos você já teria esse ponto inicial para trabalhar!

2 – Comece pequeno, depois evolua: Não tente começar logo de cara com uma orquestra sinfônica nos primeiros minutos do processo de composição. Comece pequeno, utilizando um violão ou um teclado e adicione os primeiros acordes e algumas melodias. Depois que você estiver satisfeito com essa primeira parte, adicione os outros instrumentos aos poucos, criando um ritmo (bateria) e dando profundidade (baixo). Faça com que ela fique rica no seu conteúdo de maneira sustentável.

3 – Invista na introdução: Um ponto que geralmente é negligenciado e menos valorizado na música é a sua introdução. Devemos ressaltar a importância dela, pois são os primeiros segundos da música que devem causar um impacto positivo e torná-la reconhecível. Experimente escutar os primeiros segundos da música “Moves Like Jagger” do Maroon 5 e repare na facilidade em reconhecê-la nos primeiros 3 segundos da música! A introdução deve causar a mesma impressão que o seu perfume e o seu modo de se vestir ao se encontrar com a pessoa amada! Se você não esquecer de elaborar uma boa intro, os ouvintes não esquecerão de você!

4 – Mantenha o foco: Algumas pessoas possuem a mania de começar a escrever a primeira estrofe contando a história de um casal apaixonado, depois falam sobre ódio e rancor no refrão e na segunda estrofe, falam da ironia do destino. O segredo é escolher um tema único e desenvolvê-lo ao longo da música. Não fuja muito desse tema, senão a música poderá ficar sem pé e nem cabeça. Essa dica será aplicada ainda mais nos casos em que existem múltiplos compositores/cantores no grupo.

5 – Não exagere no tempo: Cada parte de uma música tem a sua importância, portanto meça com cuidado o tempo da sua introdução, do solo, do refrão e dos outros elementos. Geralmente, um solo de 10 minutos em um rock não traria muita curiosidade aos ouvintes. Isso faria com que eles cansassem e passassem para a próxima música da playlist, ignorando o resto do seu trabalho. É cruel, mas é simples assim. Não existe uma regra definida para a quantidade de tempo ideal, mas como uma boa dica, escute músicas com estilos semelhantes daquele que você gostaria de compor e conte quantos segundos, em média, dura uma introdução, um refrão, etc.

6 – Invista no refrão: Em uma montanha russa, nós temos trechos que são planos, porém temos alguns picos, com momentos de tensão e liberação de adrenalina. Se analisarmos uma música, veremos que isso não é diferente nela, sendo que o clímax da sua composição muitas vezes é o refrão. Devemos dar total atenção a esse elemento e sempre devemos indicar que esse momento chegou! Para que isso aconteça, procure adicionar uma distorção mais pesada na sua guitarra e uma bateria mais intensa no momento do refrão. Em relação aos vocais, reduza a quantidade de palavras e pense em frases que podem ser repetidas com facilidade e que sejam mais “pegajosas”. Você até pode não saber a letra inteira de “Someone Like You” da cantora Adele, mas sempre arrisca cantar um trechinho do refrão junto com ela!

7 – Invista no arranjo: Se você não está produzindo uma música eletrônica, como trance ou techno, ou algum ritmo urbano como o do hip hop, não vale muito a pena ficar repetindo os mesmos licks de guitarra e as mesmas viradas eritmos de bateria ao longo de uma música. Diversifique-a, pois o ouvinte irá continuar a escutar a sua composição se houver curiosidade sobre o que virá a seguir. Se ele perceber que a música não vai pra lugar algum e continua na “mesmice”, ele deixará de sentir interesse pelo seu trabalho.

—-

fonte : http://producaomusicalnaeradigital.wordpress.com/2012/06/29/7-dicas-para-auxiliar-na-hora-da-composicao-de-uma-musica/