2009 – 02 – Seu Nakamura, por Marcello Cals

o segundo e inusitado tema me passou algo bastante cômico. ao começar a associar aquilo à música, identifiquei como forte a questão do café ajudar a manter os olhos abertos em oposicao ao fato dos olhos dos japoneses serem mais apertadinhos do que os ocidentais. a imagem das mulheres vendo o anuncio foi então o estopim para o argumento da canção, auto explicativo ao ler a letra. para o clima animado do comercial (mas não da vida do seu nakamura, coitado) pensei em algo com cara de marchinha, ou um sambinha animado, como ponto de partida.

a gravacao à capela, no entanto, deixa livre a interpretacao. a melodia surgiu do nada, como usualmente. a primeira frase foi a primeira elaborada, antes da melodia, e certamente, junto com a 2a, criada imediatamente apos, foi o meu ponto de partida para definir o ritmo da melodia, o que acabou por influenciar todo o resto. tinha que resolver a estorinha toda rapida e com palavras o mais claras e simples possível, como geralmente sao as marchas, fiz o melhor que consegui. queria introduzir alguns trocadilhos com palavras japonesas mas obviamente nao deu no tempo disponivel (e talvez nunca). diferentemente do tema 01, essa letra e musica ficaram prontas em 1 semana, a outra foi so para substituir algumas palavras que acharia que soariam melhor.

SEU NAKAMURA

seu nakamura leva vida muito dura: sua esposa gasta tudo e o exige sempre mais. e ao sol nascente pula cedo pra labuta e so retorna as vinte e duas de colher nos arrozais. mas nakamura, sentindo tonturas dessa tortura que foi dando sinal, chamou a esposa pra tomar providência – que lhe veio com produto visto num comercial e de café entupiu nakamura, que não precisa mais dormir e roda em tempo integral. abre os olhos, seu nakamura! pra acordar o café ajuda, pra amargura é que faz mal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.