Mais dicas

Mais uma busca e resultado do google para “dicas de composição” :

Aqui estão várias dicas de como compor música baseadas em experiência própria e em conselhos ouvidos ao longo dos meus anos como compositor, individualmente e em banda. Lembrando que na música não há regras. As possibilidades de composição são infinitas.

 
* Estude música e faça aula de pelo menos um instrumento. Isso é fundamental para expandir seus limites para compor. Veja aqui uma lista de livros recomendados para aprimorar seu conhecimento musical.

* Tenha cada parte da composição (versos, refrão, ponte, etc) bem definida, se destacando das demais, porém sem destoar da música como um todo.

“Compor Música é uma arte de experimentação”* Ouça e toque muita música diferente. Ter um repertório amplo te ajudará tanto na inspiração para a composição, quanto para evitar vícios de harmonia e melodia.
* Não é só o refrão de uma música que deve ser marcante. Tente compor versos marcantes também.
* Confira se a composição já não existe. Mostre a música para várias pessoas e pergunte-as se já ouviram aquilo antes. Lembre-se: nosso inconsciente nos engana.
* Se um trecho da composição estiver muito igual a uma música conhecida, tente mudar até virar uma coisa nova. Se continuar muito parecido, as pessoas vão se incomodar ao ouvir. O mesmo se aplica à letra.
* Não há uma maneira certa de começar uma composição. Por isso tenha o hábito de escrever poemas e de improvisar músicas instrumentais, que um ou outro pode ser o começo de um caminho a seguir.
* Compor uma música não é mera questão de inspiração. Exige tempo, trabalho e muita tentativa e erro.
* Experimente compor em instrumentos diferentes.
* Tudo serve como fonte de inspiração para compor: livros, filmes, experiências de vida, conversas, a bíblia, músicas, o acaso, etc.
* Crie um riff, e repita-o enquanto desenvolve algo a partir dele.
* Pense nisso: se a música não funciona em uma rodinha de violão em um acampamento, talvez a composiçãonão seja tão boa.
* Às vezes você tem algo na cabeça que não consegue passar para o instrumento. Tente e experimente que uma hora sai.
* O gravador é o melhor amigo do compositor. Tenha sempre ao alcance algo para registrar suas idéias de composição, nem que seja um celular. Imagine o tanto de idéias de composições geniais que devem ter sido perdidas no mundo, por mero esquecimento!
* Tenha também um registro escrito da composição, em cifra e/ou partitura.
* Não tenha medo/preguiça de mudar uma composição aparentemente pronta. Experimente. Qualquer coisa você volta para como estava.
* Ao compor em grupo, aprenda a gostar das idéias dos outros. Se você não ficar preso apenas à suas próprias idéias, a música pode se tornar mais rica.
* Considere cada aspecto da composição: melodia, harmonia, ritmo, público-alvo.
* Não tenha medo de parecer “pouco artístico” ao tratar uma composição como se fosse um projeto organizadamente planejado. Faça um levantamento dos prós e contras da música, consultando diferentes pessoas para isso.
* Ao final, é bom registrar sua composição para evitar plágios. Você pode registrá-la pela partitura e/ou pela letra. Uma dica útil: Envie a letra da música para você mesmo pelo correio e não abra o envelope. Esse documento com a data e o carimbo do correio servirá como prova legal de que a música é sua. ‘Legal’ né?
* Lembre-se: compor é uma arte de experimentação e dedicação. Crie, ouse, e nunca pare de compor. Bom trabalho, e ótimas composições!

fonte : http://www.escolamegamusic.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=107&Itemid=100