Óbvio ? Talvez …

Acabo de receber as três músicas para o próximo tema ( 03 ) , e , como pai coruja , gostei igualmente de todas . Mas fiquei refletindo aqui sobre elas ( e as outras já-não-sei-quantas músicas do projeto ) e , realmente , uma das coisas que acho mais interessante no site é a variedade de caminhos escolhidos pelos compositores .

Isso pode parecer óbvio olhando a superfície , já que são pessoas diferentes , com vivências diferentes , então é mais do que natural que escolham caminhos e cheguem a resultados diferentes . Mas ao invés de pensar que é óbvio , gosto de usar isso como ponto de partida . Ou talvez o próprio fato de ser óbvio abra novos caminhos a se refletir . De onde vem a música ? Essa é uma pergunta que as pessoas não costumam fazer , acho que nem os compositores fazem . Façamos …

Vivência ? Prática ? Intuição ? Inspiração ? Matemática ? Tudo junto ? Talvez uma boa dose de desapego ou uma dose maior de vaidade ? Só não vale dizer que é talento , que alguém tem mais jeito do que outro . Ou vale ? Eu sou do pensamento de que as duas peças-chave são : gostar do que faz e dedicação . A partir daí , acho que todo mundo é capaz de fazer qualquer coisa . Talvez isso valha para o ser humano normal , não para alguém que se destaque em determinada área . Assunto polêmico esse , já me gerou horas de debate com diversas pessoas . Não apenas na música , mas também no esporte , política , matemática , etc .

Não pretendo chegar a uma resposta ( por aqui nem por nenhum outro meio ) , quero mais é alimentar essa discussão , quero que mais gente participe , dê palpites , exemplos . Quero que termine o dia com todo mundo questionando o próprio ponto de vista , com a sensação de que nada foi explicado e muito foi apreendido . Meio piegas , eu sei , mas e daí ?

guga_bruno