2009 – 14 – Contramão, por Marcello Cals

A principio pensei em fazer uma música que tivesse a ver com a sonoridade do Abbey Road, ou com elementos dispostos ao longo das músicas. Pouco após achei aquilo tudo uma grande bobagem, em querer fazer desta música um pout pourri de genialidades. Parti para um caminho propositalmente diferente, caindo para ritmos brasileiros, e dando ênfase à letra.

Os argumentos para a letra se dão com referências ao momento fotografado que deu origem à capa do Abbey Road, e à importância que os Beatles tiveram para o rock em geral, principalmente no momento de seu surgimento em relação ao que vinha sendo feito no rock. Um trocadilho disfarçado pede desculpas públicas ao fato de, quando conheci Beatles, ter dito que “eles não eram nada de mais, eram apenas uma banda legal”.

—-
Contramão
(Marcello Cals)

Quando veio o grupo dos quatro e atravessou pela contramão, eu não estava certo, meu irmão, de que aquele grupo dos quatro atravessou pela contramão. Eu não estava certo, meu irmão, de qual o porquê, do motivo, da circunstância, da justificativa da andança praquela outra direção. Não tinha por perto veículo algum que fizesse barulho pra valer, porque mesmo quem vinha em bicicleta, estava tão longe de se ver. E quando o asfalto fervia eu já sabia que algo iria acontecer.

Quando veio o grupo dos quatro e atravessou pela contramão, eu não estava certo, meu irmão, de que aquele grupo dos quatro atravessou pela contramão. Eu não estava certo, meu irmão. E junto comigo todo o povo estava indo – o Jerry, Chuck Berry, o Ricardinho – formando uma grande multidão. De longe se via que os quatro vinham vindo, na frente um de branco e outro dormindo, ao menos me deu essa impressão. Cruzamos com o grupo e o Elvis foi insistindo, que para onde eles estavam indo não tinha nenhuma diversão. Um deles olhou para nós e ficou sorrindo, como quem nos chama de menino em busca de auto-afirmação.

Quando veio o grupo dos quatro e atravessou pela contramão, eu não estava certo, meu irmão, de que aquele grupo dos quatro atravessou pela contramão. Eu não estava certo, meu irmão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.